Entrevista – O presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, participou na manhã desta segunda-feira (2) do A Hora do Café, na Clube FM. Em entrevista ao radialista Robson Muniz, Zabott abordou temas de grande relevância para o agronegócio local, como o início do vazio sanitário da soja, medidas de prevenção contra a gripe aviária, novas regras para o trânsito de máquinas agrícolas e o processo eleitoral da nova diretoria do sindicato.
Vazio sanitário já está em vigor na Região 2
Zabott reforçou que o vazio sanitário da soja começou nesta segunda-feira (2) em Palotina e em toda a Região 2 do Paraná (que compreende a maioria dos municípios, particularmente os localizados no Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste). A medida, que vai até 31 de agosto, proíbe a presença de plantas vivas de soja no campo para evitar a proliferação da ferrugem asiática.
Segundo ele, os produtores da região têm aderido bem à prática nos últimos anos.
Essa ação protege a lavoura e reduz a necessidade de aplicações químicas. É uma medida de responsabilidade coletiva”, afirmou o presidente.
Gripe aviária: alerta para biossegurança e restrição de visitas
Com relação à gripe aviária, que motivou a suspensão das importações de carne de frango por 24 países após um foco registrado no Rio Grande do Sul, Zabott ressaltou que os produtores locais devem redobrar os cuidados.
Ele recomendou a proibição de visitas a toda a propriedade rural, e não apenas aos aviários, como forma de garantir a biossegurança.
A proteção tem que ser total. Precisamos cuidar do nosso status sanitário para que o Brasil volte a exportar com confiança”, alertou.
Reunião sobre trânsito de máquinas será no dia 10
Zabott também anunciou uma reunião técnica no dia 10 de junho, às 19h, no auditório do Sindicato Rural de Palotina. O evento contará com a presença da Polícia Rodoviária Estadual, que vai orientar os produtores sobre as novas regras para o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias, conforme estabelece a Resolução 1.017/2024 do Contran.
Durante a reunião, será distribuída uma cartilha explicativa elaborada pelo Sistema FAEP em parceria com a PM. As vagas são limitadas a 100 participantes, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente no sindicato ou por telefone.
É fundamental que os operadores de maquinário estejam presentes”, reforçou.
Eleições do sindicato: período para formação de chapas está aberto
Por fim, o presidente informou que está aberto o período para formação de chapas que disputarão a nova diretoria do Sindicato Rural. Todos os cargos são voluntários e podem ser ocupados por produtores associados.
Questionado sobre a possibilidade de disputar a reeleição, Zabott respondeu com bom humor:
Vou esperar até o fim do segundo tempo e da prorrogação para decidir”.
Assista à entrevista completa: