A Hora do Café

UFPR Palotina realiza 5ª edição do “Vem Pra UFPR” no dia 2 de junho

Inscrições para escolas foram prorrogadas até quinta-feira (29); evento é aberto a toda a comunidade e visa apresentar cursos e projetos da universidade.

185
Profa. Ivonete Bautitz Profa. . Simone Ruiz Coordenadoras do VempraUFPR Foto: Sarah Pessoa/Palotina 24 Horas

Publicidade

Entrevista – A Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina realiza, no próximo dia 2 de junho (segunda-feira), das 8h às 17h30, a quinta edição do evento Vem Pra UFPR. A iniciativa abre as portas da instituição para receber estudantes do ensino médio e toda a comunidade interessada em conhecer os cursos, projetos e estrutura da universidade.

As informações foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (26) pelas professoras e coordenadoras do evento Ivonete Bautitz e Simone Ruiz, que participaram ao vivo do A Hora do Café, na Clube FM, em entrevista ao radialista Robson Muniz.

Segundo as professoras, o convite se estende a escolas de Palotina e de toda a região, e também aos pais e demais visitantes da comunidade. Para quem for participar fora de caravanas escolares, não é necessário se inscrever. Já as escolas interessadas em levar seus alunos devem realizar inscrição até quinta-feira, dia 29 de maio, por meio de um formulário online.

Clique aqui para se inscrever.

Programação

  • Conhecer os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos no Setor Palotina;
  • Obter informações sobre formas de ingresso na UFPR, como o vestibular próprio e o SISU;
  • Saber mais sobre os auxílios e bolsas disponíveis para estudantes da universidade;
  • Visitar espaços como laboratórios, o restaurante universitário, o hospital veterinário e outros ambientes acadêmicos;
  • Assistir a apresentações culturais e artísticas feitas pelos próprios alunos;
  • Conhecer projetos de extensão e serviços prestados pela UFPR à comunidade.

Foco nos alunos do ensino médio

As professoras destacaram que o evento tem foco especial nos estudantes do ensino médio, muitos dos quais estão prestes a escolher o caminho profissional. Um dos principais obstáculos enfrentados por esses jovens, especialmente da rede estadual, é o transporte até o campus. “Por isso, é essencial que diretores de escolas e prefeitos da região se sensibilizem e viabilizem o transporte para que esses alunos possam participar”, ressaltam.

Expectativa de público

Na edição anterior, realizada em 2024, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento. Este ano, a expectativa é de um público ainda maior, graças ao crescimento do evento e ao envolvimento de mais municípios da região.

Confira abaixo a entrevista completa.