SAÚDE – Quem passou pela Prefeitura de Palotina nos últimos dias notou uma presença diferente e simbólica em frente ao prédio: um trator rosa da empresa Agricase. A ação faz parte das atividades da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância do autocuidado e da realização de exames preventivos, reforçando a necessidade de ações contínuas de promoção à saúde da mulher. O trator rosa, além de impactar visualmente, representa a força feminina no campo e na cidade — e, neste contexto, torna-se um símbolo de resistência, cuidado e conscientização.
Ação simbólica, mensagem poderosa
O equipamento foi disponibilizado pela Agricase, empresa parceira da campanha. A escolha da cor rosa, tradicional da campanha, reforça o compromisso com a causa e dá visibilidade ao tema de forma criativa e acessível.
“A saúde da mulher deve ser prioridade durante todo o ano, mas neste mês as ações são intensificadas justamente para ampliar a conscientização. Agradecemos à Agricase pela parceria e por ajudar a transmitir essa mensagem de forma tão marcante”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Carina Dotto.
Campanha segue com ações no município
Além da exposição do trator, a Prefeitura de Palotina, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, promove ao longo do mês de outubro diversas atividades relacionadas à saúde da mulher.
A população é incentivada a participar das atividades e a buscar informações sobre como manter os exames em dia, especialmente mulheres acima dos 40 anos, grupo em que o rastreamento do câncer de mama é ainda mais fundamental.
Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu na década de 1990 e hoje é promovido em todo o mundo como uma das principais campanhas de saúde pública voltadas às mulheres. No Brasil, milhares de instituições públicas e privadas se mobilizam anualmente para disseminar informações, apoiar pacientes e incentivar a prevenção.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.