ENTREVISTA – O secretário de Administração de Palotina, Wilson Barbian, participou na manhã desta sexta-feira (12) do programa A Hora do Café, da Clube FM. Durante a entrevista, ele comentou sobre o lançamento do edital do concurso público, ações de modernização da gestão e o programa Moradia Legal, que busca regularizar imóveis no município.
Concurso público será lançado nesta sexta-feira
Barbian confirmou que o edital do concurso público será divulgado ainda nesta sexta-feira (12), às 10h, em coletiva de imprensa no Paço Municipal. O certame vai contemplar vagas em diferentes áreas e níveis de escolaridade.
Foto: Sarah Pessoa/Palotina 24 Horas
Estamos preparando um concurso para vagas reais e também cadastro de reserva. Isso dá mais tranquilidade, porque assim que surgir a necessidade já teremos candidatos aptos”, afirmou em entrevista ao jornalista Robson Muniz.
Segundo o secretário, a expectativa é que as provas sejam aplicadas ainda neste ano e que os primeiros convocados possam assumir seus cargos no início de 2026.
Moradia Legal: regularização de imóveis em Palotina
Outro tema abordado foi o programa Moradia Legal, que busca regularizar moradias sem documentação em bairros da cidade e também nos distritos de Palotina.
O projeto já começou pelo núcleo Projeto Moradia, na saída para Terra Roxa, mas também vai contemplar regiões como Pôr do Sol, La Salle, São Camilo, Santo Antônio e Floresta.
De acordo com Barbian, o processo é judicial e gratuito em relação às custas de cartório e impostos. O morador terá apenas a despesa com o levantamento técnico feito pelo escritório conveniado Tributec, que pode ser parcelada em até 36 vezes.
Quem deseja regularizar o imóvel deve procurar diretamente o escritório Tributec ou a Prefeitura de Palotina, que fará o encaminhamento.
É um processo de cidadania. A pessoa passa a ter segurança jurídica e valorização do seu patrimônio”, destacou o secretário.
Modernização de processos administrativos
Barbian também falou sobre a modernização da gestão. A partir de 1º de outubro, todos os processos de despesas, empenhos e liquidações passam a ser 100% digitais, eliminando o trâmite em papel.
Outra medida foi a criação do Diário Eletrônico Oficial do Município, que substitui parte das publicações impressas em jornais.
Além de dar mais transparência, vamos economizar recursos e agilizar os processos”, disse o secretário.
Mudanças no cemitério municipal
O secretário destacou ainda que o cemitério municipal receberá melhorias, incluindo um sistema de videomonitoramento para coibir vandalismo. O horário de visitação agora é das 7h às 19h, todos os dias da semana.
Obras e reformas só serão permitidas de segunda a sexta, dentro do horário de funcionamento. Já no período de 25 de outubro a 2 de novembro, quando há maior movimentação por conta do Dia de Finados, as obras estarão suspensas, exceto em casos emergenciais.
Barbian alertou ainda para os cuidados contra a dengue:
Pedimos que a população evite colocar vasos que acumulem água, para não criar focos do mosquito”.
Guarda municipal em estudo
Por fim, o secretário comentou que a administração estuda a criação de uma guarda municipal, voltada para a proteção de espaços e serviços públicos. O projeto ainda está em fase inicial e depende de análise financeira, especialmente diante dos impactos da reforma tributária.
Redação Palotina 24 Horas
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.