A Hora do Café

Prefeito Rodrigo Schanoski destaca obras, celebra avanços e projeta Festa das Orquídeas histórica em Maripá

Gestor também preside AMOP, CIASOP e CIMVAP e falou sobre atuação nas entidades regionais.

419
Rodrigo Schanoski Foto: Mara Bortolozzo/Palotina 24 Horas

Publicidade

Entrevista – O prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, participou na manhã desta sexta-feira (6) do A Hora do Café, na Clube FM. Durante entrevista ao radialista Robson Muniz, o gestor fez um balanço dos primeiros meses do novo mandato, falou das ações previstas para o segundo semestre, além de comentar sua atuação à frente da AMOP, CIASOP e CIMVAP.

Reeleito em 2024, Schanoski afirmou que a gestão já mostra resultados em diversas áreas. Segundo ele, os primeiros meses foram marcados por avanços concretos e projetos saindo do papel.

Estamos atuando em todas as frentes, com planejamento, execução e foco nas pessoas”, afirmou.

Destaques da gestão

– Saúde: Fim das filas, agendamentos via aplicativo, reforço na equipe e agilidade nos exames.

– Educação: Equipes fortalecidas e melhorias estruturais.

– Agricultura: Pavimentação com asfalto de qualidade em estradas rurais, uma das bandeiras da gestão.

Schanoski ressaltou que o maior patrimônio de Maripá é o capital humano e cultural, e atribuiu o sucesso da administração ao envolvimento da comunidade, ao trabalho técnico das equipes e às gestões anteriores, que deixaram legado em áreas como o turismo.

Obras e ações para o segundo semestre

– Assinatura de convênio com o Estado para construção da Rua Coberta, com edital de licitação prestes a ser lançado.

– Retomada de conjunto habitacional parado há 12 anos.

– Reforma da Praça Central, implantação de ciclovias e investimentos nos distritos.

– Recuperação do trecho de 11 km do Caminhos do Saber (Palotina a Assis), com R$ 6 milhões viabilizados pelo deputado Fernando Giacobo.

– Recapeamento total das principais avenidas de Maripá, com apoio do Governo do Estado.

Café Colonial e Festa das Orquídeas

Durante a entrevista, o prefeito parabenizou a comunidade pela festa dos 35 anos de Maripá, realizada em abril.

É uma grande alegria participar como gestor reeleito. Meu avô chegou aqui em 1953, e hoje poder retribuir à cidade é motivo de gratidão”, disse, emocionado.

Ele também reforçou o convite para o Café Colonial, marcado para 12 de julho, onde acontecerá a escolha da Princesa das Orquídeas e o lançamento oficial da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe.

Sobre a tradicional festa, que acontece de 28 a 31 de agosto, Schanoski afirmou que esta edição promete ser uma das maiores da história.

Em um município de 6.500 habitantes, já tivemos público de 70 mil pessoas em três dias. A festa movimenta a economia local e regional”, destacou, lembrando que todos os espaços comerciais já foram vendidos.

Parceiros como Sicredi e C.Vale estarão presentes.

Prefeito Rodrigo Schanoski, durante entrevista à Clube FM.

Atuação nas entidades regionais

CIASOP – Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná

Schanoski destacou que o consórcio reúne 38 municípios e tem como principal missão acolher mulheres vítimas de violência. Uma casa abrigo já está locada em Toledo, com adequações em andamento. Uma nova sede será construída com recursos do Estado, em terreno doado pela prefeitura de Toledo.

Essa conquista foi possível graças ao envolvimento das primeiras-damas, da AMOP e do trabalho coletivo”, pontuou.

CIMVAP – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Piquiri

Com sede em Palotina e abrangência inicial de 11 municípios, o consórcio trata de resíduos sólidos urbanos, construção civil, inspeção municipal e licenciamento ambiental. Um dos grandes projetos é a implantação da usina de resíduos sólidos em Palotina, que já tem área reservada.

Estamos aguardando definições de recursos. Mas o consórcio já está articulando outras frentes regionais”, disse.

AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná

Como presidente da AMOP, Schanoski lidera as pautas municipalistas. Na última semana, ele protocolou no STF uma Moção de Apoio às APAEs, aprovada por unanimidade. A ação é uma resposta à ADI 7796 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que ameaça o repasse de verbas estaduais às escolas especiais.

Não podemos permitir que esse atendimento exemplar seja interrompido. As APAEs são instituições sérias, essenciais para os nossos municípios”, declarou.

O prefeito também destacou a mobilização regional pela duplicação da PR-182, entre Palotina e Toledo, e a preocupação com as novas praças de pedágio, como a prevista entre Toledo e Cascavel.

A previsão é que seja uma das tarifas mais caras do Paraná. Precisamos fiscalizar os contratos e garantir contrapartidas como viadutos e terceiras faixas”, afirmou.

Sobre eleições 2026: “Não tenho essa pretensão”

Questionado sobre eventual candidatura a deputado em 2026, Schanoski descartou a possibilidade:

De forma alguma. Meu compromisso é com Maripá. Quero continuar cuidando do município com carinho e atenção.”

Ele afirmou, no entanto, que torce por representantes da microrregião no Legislativo estadual e federal, e disse que sua única defesa, por enquanto, é pela candidatura do governador Ratinho Júnior à Presidência da República.

Assista à entrevista completa no vídeo abaixo: