Entrevista – O prefeito de Palotina, Rodrigo Ribeiro, foi o entrevistado desta quinta-feira (29) no A Hora do Café, da Clube FM. Em conversa com o radialista Robson Muniz, o gestor fez um balanço das ações recentes da administração municipal, comentou os principais temas debatidos durante a Marcha a Brasília e anunciou novidades para as áreas da saúde e infraestrutura.
Expo Palotina entra para a história
Logo no início da entrevista, o prefeito parabenizou a AGEP e toda a organização da Expo Palotina 2025. Segundo ele, o evento foi a maior festa da história do município, com destaque para o sábado, quando mais de 23 mil pessoas passaram pelo parque de exposições.
Foi um momento histórico para Palotina”, afirmou.
Reforma tributária preocupa municípios do Oeste
Sobre a participação na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Rodrigo destacou como uma das palestras mais importantes a que tratou da reforma tributária. A proposta prevê a unificação de impostos e a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), mas o prefeito alertou para os impactos negativos aos municípios que mais arrecadam, como é o caso de Palotina.
A arrecadação deixaria de ficar no município e passaria para a União. Isso nos preocupa muito, especialmente os municípios do Oeste do Paraná”, destacou.
Segundo ele, a ida a Brasília teve como objetivo também sensibilizar deputados federais para alterar a proposta e minimizar seus efeitos.
Duplicação da PR-182 será pauta na AMOP
Rodrigo Ribeiro adiantou que participará nesta sexta-feira (30) da reunião da AMOP, em Cascavel. Um dos principais assuntos que levará será a necessidade da duplicação da PR-182, que liga Palotina a Toledo. Ele citou o contorno viário já em andamento, que vai aliviar o tráfego pesado no centro da cidade, mas reforçou que é urgente buscar investimentos para duplicar toda a rodovia.
Saúde: foco na atenção básica, nova UBS no União e telemedicina
O prefeito também comentou sobre o aumento da demanda no Hospital Municipal, especialmente devido à mudança de clima. Ele orientou a população a buscar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em casos não urgentes.
O hospital prioriza atendimentos de emergência e segue o protocolo de Manchester, que organiza os pacientes por grau de gravidade”, explicou. Também reforçou a importância da vacinação contra a gripe, disponível em todas as UBSs.
Entre as novidades, Rodrigo anunciou a construção de uma nova UBS no bairro União, atendendo a uma demanda da comunidade local. Ele também revelou que está em estudo a implantação de um sistema de telemedicina, que permitirá agendamento online de consultas e exames, e eventualmente consultas virtuais.
O prefeito anunciou ainda um curso de primeiros socorros voltado a gestantes e puérperas, inspirado em projeto já existente em Londrina.
Novo hospital municipal em estudo
Rodrigo também falou sobre os planos para o setor hospitalar. Ele comentou que o projeto de ampliação do atual hospital, elaborado na gestão anterior, previa um investimento de mais de R$ 50 milhões para aumentar a capacidade de 60 para 80 leitos. Segundo o prefeito, esse investimento teria baixa resolutividade frente ao crescimento da cidade.
Diante disso, está em debate com a sociedade a construção de um novo hospital, em outro local e com estrutura pensada para atender Palotina a longo prazo.
Mesmo com a construção da nova unidade, o hospital atual continuaria funcionando como uma UPA.
Projeções para o segundo semestre
Encerrando a entrevista, o prefeito citou algumas ações previstas para o segundo semestre de 2025:
– Início da obra da rua coberta;
– Ampliação da Avenida Presidente Kennedy, da saída da Cotriguaçu até o novo contorno viário;
– Abertura de edital para concurso público;
– Avanço na legislação para a criação da Guarda Municipal.
Segundo Rodrigo Ribeiro, o trabalho segue com foco em planejamento, inovação e responsabilidade.
Palotina está em pleno desenvolvimento, e seguimos firmes para preparar a cidade para o futuro”, concluiu.
Veja a entrevista na íntegra: