Cidadania – O Paraná passou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), em dezembro de 2023, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o novo modelo do documento. O Palotina 24 Horas preparou um guia completo sobre o assunto.
Quem precisa fazer?
Segundo Ivo Andrade, do setor de identificação de Palotina, a obrigatoriedade da nova CIN, começa em 2034, mas qualquer pessoa já pode pedir o documento.
Onde?
Basta procurar o Setor de Identificação na Rua 25 de Dezembro, 829 – Centro, ou emitir pela internet, no site da Polícia Civil do Paraná, através do menu CIN Fácil.
Quais documentos são necessários?
Para solteiro (a) s:
- Certidão de nascimento atualizada (não pode ser antiga nem conter rasuras, danos).
- CPF
Para casados (a) s
- Certidão de casamento atualizada (não pode ser antiga nem conter rasuras, danos).
- CPF
Para menores de 16 anos:
- É necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis, munidos de documentos para assinar a autorização de consentimento. (Documento com foto + CPF).
- Certidão de nascimento atualizada (não pode ser antiga nem conter rasuras, danos).
- CPF
Tem custo para emitir a Carteira de Identidade Nacional?
A 1ª via é gratuita. Em caso de perda/extravio, é cobrada uma taxa para a emissão da segunda via.
Saiba Mais
O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente.