ENTREVISTA — A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Palotina está mobilizada para tirar do papel o novo Parque Industrial do município. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (30) pelo secretário Gustavo Fossá, durante entrevista ao radialista Robson Muniz, no A Hora do Café, da Clube FM. Na conversa, Fossá também apresentou um balanço dos primeiros seis meses à frente da pasta.
O projeto é considerado prioritário pela atual administração e, segundo Fossá, o município já possui uma área de aproximadamente 72 mil metros quadrados destinada ao empreendimento.
Hoje a gente tem 19 mil trabalhadores no município, e 9 mil deles são da área industrial. E a gente não tem um Parque Industrial, na teoria”, afirmou.
Apesar da definição da área, o processo ainda está em fase burocrática. Entre os próximos passos, estão licenciamento ambiental, elaboração de projetos de infraestrutura e definição do modelo de ocupação dos lotes — se por doação, venda, concessão ou locação. O município também enfrenta limitações técnicas internas para avançar.
Foto: Sarah Pessoa/Palotina 24 Horas
Por exemplo, a gente não tem um engenheiro eletricista para fazer todo aquele complexo. E tem que ser algo bem elaborado, porque senão você não aprova”, disse o secretário.
Outro ponto em análise é a forma de repasse dos lotes. Segundo Fossá, existe o receio de que, caso os terrenos sejam vendidos, alguns empresários adquiram as áreas apenas como investimento, deixando-as ociosas.
Talvez só esse entrave que a gente precisa achar uma solução, discutir melhor, para ver como vai ser feito o pós do processo”, explicou.
Histórico e estrutura
A área destinada ao novo Parque foi obtida após uma permuta com empresários do atual parque industrial, em um processo que envolveu a participação do Ministério Público e da Associação Comercial. De acordo com Fossá, os terrenos do parque antigo agora pertencem integralmente aos industriais, e a nova área foi adquirida para a expansão da atividade.
O atual Parque também deve receber melhorias, como abertura de ruas laterais e recape asfáltico. A Secretaria aguarda liberação de recursos estaduais para executar as obras por meio do programa “Asfalto Novo, Vida Nova”.
Qualificação e geração de empregos
Durante a entrevista, o secretário também destacou ações de qualificação e geração de empregos, com mais de 3 mil atendimentos na Sala do Empreendedor e mais de 200 novas colocações no mercado formal de trabalho via Agência do Trabalhador.
Fossá enfatizou a importância da capacitação, como o curso de mecânica automotiva realizado por meio da unidade móvel do SENAI, viabilizado com apoio do governo estadual.
Foi o curso mais complexo para conseguir. São duas turmas de 16 alunos e tem até auxílio financeiro para quem participa”, comentou.
Ainda em 2025, estão previstos novos cursos como limpeza de painéis solares, instalação de ar-condicionado, oratória e formação de preço de venda. A divulgação e inscrições são feitas prioritariamente pelas redes sociais da secretaria.
Turismo e outras ações
Na área do turismo, a secretaria apoiou a realização da Expo Palotina e eventos como o Caminho das Sete Capelas. A preparação da decoração natalina também já está em andamento e será outro projeto importante até o fim do ano.
Fossá ressaltou o compromisso de entregar resultados concretos:
Se hoje eu estou na Secretaria, é porque fui com o propósito de fazer algo pelo município. Me doar para o município para fazer algo”.
O atendimento da Receita Federal, que era realizado na Sala do Empreendedor, está temporariamente suspenso devido ao falecimento do servidor responsável. A previsão é de que o serviço seja retomado nas próximas semanas, após capacitação de novo profissional.
Redação Palotina 24 Horas
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.