A HORA DO CAFÉ – O secretário do Agronegócio e Meio Ambiente de Palotina, Marcelo Morilha Teles, conhecido como Jamanta, detalhou em entrevista os principais projetos em andamento na pasta. Entre as ações, estão a renovação do pátio de máquinas, a abertura de concurso público para operadores, obras em estradas rurais e a recuperação de pontes no interior do município.
Segundo Jamanta, o pacote de investimentos deve trazer agilidade nos atendimentos ao produtor rural e impacto direto na melhoria da mobilidade no campo.
Principais anúncios:
R$ 5,2 milhões para maquinários: convênio assinado com o Governo do Paraná prevê a compra de seis novas máquinas, incluindo caminhões, pá carregadeira, trator de esteira e escavadeira hidráulica.
Concurso público: inscrições abertas para contratação de novos operadores, já que atualmente há déficit de servidores para manusear as máquinas.
Estradas rurais: trechos entre Esquina Progresso, São Luís e Linha Catarina receberam elevação e recuperação. Outras obras estão previstas após o período de plantio.
Pontes: quatro estruturas devem ser alargadas ou reconstruídas, entre elas a da Vila Nice, do Rio São Pedro e da região do Rio Azul.
Selo SUSAF: município conquistou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, permitindo que agroindústrias locais comercializem seus produtos em todo o Paraná.
Outro destaque foi a troca na chefia de gabinete da secretaria. Ricardo Vendrúsculo deixou o cargo, que passa a ser ocupado por Isabela Basso Pandolfo. A mudança, segundo o secretário, busca fortalecer a gestão com a experiência técnica da nova chefe de gabinete, que possui formação em Medicina Veterinária e dará apoio direto em áreas como o SUSAF e no enfrentamento aos maus-tratos de animais.
Jamanta destacou que, além do maquinário, o município também tem projetos de asfaltamento rural. Trechos estratégicos, como Esquina Progresso–São Camilo e Vila Floresta–Vila Nice, estão em fase de desenvolvimento de projetos com recursos garantidos por convênios estaduais e federais.
Foto: Sarah Pessoa/Palotina 24 Horas
Nosso objetivo é dar mais agilidade e eficiência ao atendimento no campo. Temos máquinas, mas precisamos de operadores. E, além disso, estamos cuidando das estradas e pontes, ouvindo a comunidade para atender às demandas prioritárias”, afirmou o secretário em entrevista ao radialista Robson Muniz.
Ele ressaltou ainda que a gestão deve concluir até 40 quilômetros de asfalto rural até o fim do mandato do prefeito Rodrigo e da vice Judith.