Com a aproximação do prazo final para a conclusão do contorno viário de Palotina, a obra registrou três avanços importantes em novembro — o 16º mês de execução do projeto, conduzido pela construtora Castilho.
Viaduto da PR-182 recebe vigas e estrutura avança
O içamento das vigas do viaduto que fará a ligação entre a PR-182 e o complexo agroindustrial da C.Vale foi concluído em 30 de novembro.
Foram posicionadas oito vigas de 32,5 metros e 16 vigas de 9,75 metros sobre a rodovia, etapa considerada estratégica para o andamento do trecho.
Trecho de 3,2 km é liberado pelo DER/PR
No mesmo mês, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) assinou o termo de recebimento provisório de um segmento de 3,2 quilômetros, entre Francisco Alves e Terra Roxa, liberando o fluxo de veículos. A liberação ocorreu em 27 de novembro.
Mudança na rede de alta tensão é concluída
Outra etapa considerada complexa também foi finalizada: a alteração da rede de alta tensão que abastece o parque industrial da C.Vale.
Com isso, o avanço físico da obra chegou a 86%, cinco pontos percentuais acima do registrado no fim de outubro. O cronograma prevê a conclusão dos três trechos em execução até 31 de março de 2026.
Como está o andamento da obra
- Terraplanagem: 99%
- Pavimentação: 97%
- Drenagem: 84%
As etapas de terraplanagem e pavimentação estão praticamente finalizadas. Já a drenagem ainda demanda trabalhos significativos até sua conclusão.
Impacto para o trânsito e logística
Quando concluído, o contorno viário de Palotina deve criar um corredor logístico que reduzirá o tráfego pesado dentro da cidade. A expectativa é de que o trânsito urbano fique mais seguro e que o transporte de cargas e funcionários para o complexo da C.Vale seja facilitado.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.