O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026 termina nesta sexta-feira (6). Ao todo, o programa disponibiliza 67.301 vagas, segundo o Ministério da Educação (MEC).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, até 23h59, por meio do site do programa. O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado no dia 19 de fevereiro.
As vagas estão distribuídas entre 1.421 instituições de ensino superior, incluindo universidades, faculdades e centros universitários, contemplando 19.834 cursos e turnos em todo o país.
Calendário do Fies 2026
O cronograma do Fies para o primeiro semestre prevê as seguintes datas:
- Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
- Resultado dos pré-selecionados: 19 de fevereiro
- Complementação da inscrição: 20 a 24 de fevereiro
- Convocação da lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
Ao longo de 2026, o MEC prevê a oferta de 112.168 novos contratos de financiamento estudantil.
O Fies permite que estudantes utilizem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para financiar cursos em instituições privadas.
Diferentemente do Prouni, o programa não concede bolsas, mas sim um financiamento que deverá ser quitado após a conclusão do curso, com parcelas proporcionais à renda do estudante.
Quem pode participar
Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, nota maior que zero na redação e possuir renda familiar mensal bruta per capita entre um e três salários mínimos.
Metade das vagas é destinada ao Fies Social, modalidade voltada a estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, com possibilidade de financiamento de até 100% da mensalidade.
Redação Palotina 24 Horas
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas
