Entrevista – O coordenador de endemias Júnior Mattos participou na manhã desta terça-feira do A Hora do Café, na Clube FM. Em entrevista ao radialista Robson Muniz, Junior falou sobre o atual cenário da dengue e da chikungunya em Palotina, além de destacar a importância da conscientização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Segundo o último boletim divulgado, o município registra 27 casos confirmados de dengue, 260 notificações e 31 casos ainda em investigação. Embora o número de confirmações esteja relativamente controlado, o volume de notificações preocupa as autoridades de saúde.
Durante a entrevista, Júnior ressaltou que a maioria dos focos do mosquito continua sendo encontrada nas residências, reforçando a necessidade de que os moradores adotem medidas simples, como eliminar recipientes com água parada, manter caixas d’água tampadas, limpar calhas e evitar o acúmulo de lixo nos quintais.
Ele também comentou a respeito da Lei Municipal nº 5.034/2019, que trata da prevenção e controle de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. A legislação determina obrigações tanto para os proprietários quanto para responsáveis por imóveis residenciais, comerciais, industriais e terrenos baldios. A lei também prevê multas e sanções administrativas, como a interdição de estabelecimentos em caso de reincidência.
Júnior destacou que, além das ações de fiscalização e orientação realizadas pelos agentes de endemias, a colaboração da comunidade é fundamental para evitar uma epidemia.
Ele ainda lembrou que, em caso de recusa de acesso dos agentes aos imóveis, o Ministério Público poderá ser acionado para auxiliar o Setor de Endemias e garantir a fiscalização.
A entrevista completa está disponível no vídeo a seguir: