Regional

Com apoio da UFPR de Palotina, onça-parda é resgatada em Formosa do Oeste

Animal estava em uma árvore ao lado de um aviário e foi sedado por equipes especializadas antes de ser devolvido à natureza.

350
Foto: Divulgação

Publicidade

Regional – Uma onça-parda (Puma concolor) fêmea foi resgatada na tarde de quinta-feira (31) em uma propriedade rural de Formosa do Oeste. O animal,  que estava na copa de uma árvore ao lado de um aviário, foi sedado e capturado por equipes especializadas, passando por exames antes de ser devolvido à natureza em área de mata preservada.

O resgate mobilizou o Corpo de Bombeiros de Toledo, o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, o Instituto Água e Terra (IAT), o Zoológico de Cascavel e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) – campus Palotina.

Foto: IAT

De acordo com Luiz Henrique Fiorucci, chefe regional do IAT, a onça era jovem, pesava cerca de 22 quilos e estava em ótimo estado de saúde. A sedação foi considerada a medida mais segura para realizar o manejo do animal, que foi submetido a exames clínicos, coleta de sangue e aplicação de microchip para monitoramento.

Após a avaliação completa, os técnicos decidiram pela soltura em local adequado, longe de áreas urbanas, garantindo a segurança tanto do felino quanto da população.

Denuncie

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal.

Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Redação Palotina 24 Horas com inf. IAT/Prefeitura de Toledo
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.