A Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira (16) o pagamento do Abono Salarial calendário 2026, referente ao ano-base 2024. Nesta fase inicial, aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro serão beneficiados.
O valor total liberado neste primeiro lote é de cerca de R$ 2,2 bilhões. Ao longo de todo o calendário, a estimativa é de que aproximadamente 22,2 milhões de trabalhadores recebam o benefício em todo o país.
O pagamento é feito de forma escalonada, conforme o mês de nascimento. Trabalhadores com conta na Caixa recebem o crédito automaticamente. Os demais terão acesso ao valor por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, além de saques em lotéricas, caixas eletrônicos e agências.
Quem recebe
Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que:
- Estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Trabalharam com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2024;
- Receberam, em média, até R$ 2.766 por mês no ano-base;
- Têm dados informados corretamente pelo empregador.
O valor do benefício pode chegar a até um salário mínimo, sendo proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base.
A habilitação é realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, enquanto os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Caixa é responsável pelo pagamento aos trabalhadores da iniciativa privada.
Calendário
Confira as datas de pagamento do Abono Salarial 2026 (ano-base 2024):
Janeiro — 15 de fevereiro
Fevereiro — 15 de março
Março e abril — 15 de abril
Maio e junho — 15 de maio
Julho e agosto — 15 de junho
Setembro e outubro — 15 de julho
Novembro e dezembro — 15 de agosto
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Redação Palotina 24 Horas
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas