Entrevista – O Encarregado Técnico do Campo Experimental da C.Vale Mateus Mattiuzzi, participou na manhã desta terça-feira (20) do A Hora do Café, na Clube FM. Em entrevista ao radialista Robson Muniz, Matiuzzi explicou os motivos do cancelamento da 2ª Etapa do Dia de Campo do Milho Safrinha e detalhou as ações adotadas pela cooperativa diante do cenário de alerta com a influenza aviária.
Cancelamento como medida preventiva
Mateus foi direto ao justificar a suspensão do evento técnico que aconteceria nesta terça-feira (20) no campo experimental da cooperativa, em Palotina. Segundo ele, a decisão foi tomada por precaução, após a confirmação de um caso de gripe aviária (H5N1) em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
Foi uma medida de prevenção, pensando na segurança da cadeia produtiva e dos nossos associados”, afirmou.
Exportações seguem em ritmo normal
Apesar do cenário de alerta, Matiuzzi tranquilizou a população e garantiu que, até o momento, as atividades da C.Vale seguem normalmente.
As exportações da cooperativa continuam acontecendo para diversos países, em especial para a Europa. Não há paralisação de abates de frango”, explicou.
Medidas reforçadas nas propriedades e abatedouros
O técnico detalhou ainda que a C.Vale implementou protocolos mais rigorosos de biossegurança nas propriedades rurais e abatedouros:
– Restrições de acesso aos aviários, inclusive para familiares e amigos dos produtores;
– Cuidados redobrados por parte dos produtores integrados;
– Acesso mais controlado e criterioso nas unidades de abate.
Essas ações visam reduzir ao máximo os riscos de contaminação nas unidades da cooperativa.
Evento será reestruturado
Com relação ao conteúdo técnico que seria apresentado durante o Dia de Campo, Mateus explicou que uma reunião está sendo realizada nesta terça para definir os próximos passos.
Vamos avaliar se levamos esse conteúdo aos produtores por meios digitais ou, dependendo da movimentação do mercado, se realizaremos um novo evento presencial nos próximos dias”, adiantou.
Dia de Campo de Verão confirmado
Por fim, Mateus Matiuzzi aproveitou para destacar que o Dia de Campo de Verão da C.Vale já tem data marcada: o evento, um dos maiores da região, acontecerá de 2 a 4 de dezembro de 2025, com expectativa de grande público e demonstrações técnicas relevantes para o setor agrícola.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo: