Aluna do Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina, é selecionada para intercâmbio no Reino Unido
Aos 16 anos, Beatriz Vicensi Silva vai estudar por cinco meses em Dover pelo programa Ganhando o Mundo, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Paraná
ENTREVISTA – A estudante Beatriz Vicensi Silva, 16 anos, do 2º ano do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina, foi selecionada para participar do programa estadual Ganhando o Mundo. Ela embarca no fim deste mês para o Reino Unido, onde ficará por cinco meses estudando na cidade de Dover, no litoral sudoeste da Inglaterra, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Paraná.
A entrevista com Beatriz, sua mãe e sua professora ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), no quadro A Hora do Café, da Clube FM, em conversa com o radialista Robson Muniz.
Como funciona o programa
Criado pela Secretaria de Estado da Educação, o Ganhando o Mundo oferece intercâmbio a alunos da rede pública do ensino médio e da educação profissional. Para participar, é preciso cumprir requisitos como boas notas, frequência escolar, participação em atividades e conhecimento de inglês.
De acordo com a coordenadora do curso técnico em Administração, professora Franciele Giombelli, Beatriz é a primeira estudante do colégio selecionada para o programa.
Foto: Maria Heloísa/Palotina 24 Horas
Ela abriu as portas para que outros alunos também se inscrevessem. Já temos outros selecionados para o ano que vem. A Bia é dedicada, frequente e tem um preparo diferenciado”, disse.
Apoio da família
A mãe de Beatriz, Eliane, professora do CEEBJA de Palotina, disse que a conquista é fruto de anos de incentivo e dedicação.
Foto: Maria Heloísa/Palotina 24 Horas
É um misto de orgulho e ansiedade. Incentivamos os estudos desde cedo, investimos em cursos de inglês e sempre acreditamos que a educação abre portas. A conquista é dela, mas também da família”, afirmou.
Um sonho de quatro anos
Beatriz contou que sonha com o intercâmbio desde a primeira edição do programa.
Foto: Maria Heloísa/Palotina 24 Horas
Foi uma caminhada de quatro anos me preparando. Quando recebi a notícia, foi emocionante. Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade e trazer uma bagagem cultural e acadêmica que faça diferença no meu futuro”, relatou.
No Reino Unido, a estudante frequentará uma escola local e viverá com uma família anfitriã. Além de Dover, o programa também envia alunos para países como Canadá, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.
Redação Palotina 24 Horas
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.