A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu cerca de R$ 100 mil na modernização do Setor de Controle de Endemias. Os recursos foram utilizados na aquisição de 25 tablets e na implantação de um software de gestão para auxiliar no combate à dengue, zika e chikungunya.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) já passaram por capacitação e começaram a utilizar os equipamentos em campo. Com a mudança, os registros deixam de ser feitos em papel e passam a ser enviados digitalmente em tempo real para a Secretaria de Saúde.
Segundo o coordenador do Setor de Endemias, Junior Matos, a informatização permite mais agilidade na coleta e análise das informações, facilitando a identificação de áreas que exigem maior atenção e o planejamento das ações de combate ao mosquito.
Além da tecnologia, a Administração Municipal também reforçou a estrutura de trabalho das equipes com a disponibilização de veículos para deslocamento até as áreas de atuação.
Novo sistema
Outra mudança foi a implantação de um novo sistema de zoneamento. Agora, os agentes atuam de forma concentrada em regiões específicas do município, o que torna mais eficiente a identificação e eliminação de criadouros e agiliza as ações de bloqueio quando há confirmação de casos da doença.
Recentemente, três casos positivos de dengue foram identificados e receberam ações rápidas de bloqueio epidemiológico, reduzindo o risco de transmissão.
Segundo Junior Matos, os investimentos fortalecem o trabalho das equipes, mas a participação da população continua sendo fundamental para eliminar possíveis criadouros do mosquito e evitar novos casos.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas