valente braz2

Nada de novo no front: tudo se repete, até a loucura

No senso comum da ciência, costuma-se dizer que nada se cria, tudo se copia. A frase também serve para a política e para as relações sociais, onde velhos comportamentos reaparecem com novas roupagens. Em maio de 1968, a França foi tomada por uma onda de protestos estudantis que questionava o autoritarismo, as estruturas tradicionais de ensino, os costumes conservadores e as relações de poder. O movimento ganhou as ruas, mobilizou trabalhadores, provocou uma greve geral que paralisou o país e colocou em xeque as instituições da época. Mais do que reivindicar mudanças imediatas, os jovens queriam transformar a sociedade, conquistar liberdade e romper com padrões que consideravam ultrapassados. Embora muitas das expectativas revolucionárias não tenham se concretizado como imaginavam seus participantes, Maio de 68 deixou marcas profundas na cultura, no comportamento e nos debates sobre direitos, educação e liberdade individual. Não por acaso, tornou-se um símbolo de contestação e passou a ser lembrado como o ano que não terminou.

Com o passar do tempo, aqueles acontecimentos foram romantizados por filmes, livros, documentários e análises que transformaram as barricadas parisienses em uma espécie de mito da rebeldia juvenil. A história, entretanto, nem sempre se repete com a mesma grandeza que lhe atribuímos no passado. Hoje, muitos protestos parecem perder de vista objetivos concretos, programas de transformação ou propostas capazes de produzir mudanças efetivas. Em determinados casos, a manifestação parece valer mais pelo registro, pela repercussão e pela quantidade de visualizações nas redes sociais do que pelos resultados que pretende alcançar. A indignação vira espetáculo, o confronto rende engajamento e as frustrações individuais encontram nas ruas e nas telas um palco para serem despejadas sobre toda a sociedade. Isso não significa que as manifestações atuais sejam todas vazias ou desprovidas de causas legítimas, mas levanta uma questão incômoda: estamos mobilizados para transformar a realidade ou apenas para produzir conteúdo sobre o nosso descontentamento? A rebeldia também pode virar produto, e a contestação, quando perde seu propósito, corre o risco de se tornar apenas mais um espetáculo de consumo rápido.

No Brasil de hoje, com eleições polarizadas, discursos inflamados e disputas políticas transmitidas quase ao vivo pelas redes sociais, a impressão é de que a história se repete diante dos nossos olhos, diariamente, em uma sucessão interminável de indignações, acusações e conflitos. A política parece ter se transformado em uma grande produção de conteúdo, na qual cada declaração precisa gerar repercussão, cada adversário deve ser tratado como inimigo e cada acontecimento vira combustível para novas disputas virtuais. Enquanto isso, os problemas concretos continuam à espera de soluções, soterrados pelo barulho de uma sociedade que discute muito e, frequentemente, escuta pouco. Nada de novo no front: os mesmos impulsos, as mesmas paixões e a mesma dificuldade de aprender com o passado nos levam a acreditar que todos estão ficando loucos — impressão que, provavelmente, também acompanhou quem viveu 1968. Mas o tempo passa, os protagonistas mudam e as certezas de hoje viram as curiosidades de amanhã. Muito em breve, tudo isso será passado, matéria-prima para outro documentário, outra análise e outra geração convencida de que está vivendo um momento único da história. Na política e nas relações sociais, talvez a verdadeira novidade não seja aquilo que acontece, mas a nossa insistência em repetir os mesmos erros acreditando que, desta vez, será diferente. Afinal, nada se cria, tudo se repete.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Palotina 24 Horas.