Quem vai aproveitar o Carnaval no Paraná deve se preparar para dias de calor intenso, alta umidade e pancadas frequentes de chuva. A previsão indica instabilidade em praticamente todo o estado, com risco de temporais, principalmente entre a tarde e a noite, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Nesta quinta-feira (12), as temperaturas seguem elevadas e podem passar dos 30 °C em várias regiões. O calor, somado à alta umidade, favorece a formação de nuvens carregadas, com pancadas rápidas e isoladas de chuva a partir da tarde.
A mudança mais significativa ocorre na sexta-feira (13), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral do Paraná. O avanço do sistema aumenta a instabilidade e eleva o risco de tempestades em todo o estado.
A chuva começa ainda de madrugada nas regiões Oeste e Sudoeste e, ao longo do dia, avança para as demais áreas do estado.
“O ar quente e úmido favorece a formação de nuvens de chuva. Um novo sistema frontal avança pelo Sul do Brasil e muda totalmente as condições do tempo entre quinta e sexta-feira no Paraná”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
De acordo com o boletim de gestão de riscos, há alto risco de tempestades no Leste e no Sul do estado e risco moderado nas demais regiões. Estão previstas chuva intensa em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo localizado.
Os temporais podem provocar alagamentos, quedas de galhos, destelhamentos, enxurradas, prejuízos na agricultura e redução da visibilidade nas estradas.
Tempo segue instável no fim de semana
No sábado (14), o tempo continua instável, com previsão de pancadas de chuva e tempestades isoladas, principalmente a partir da tarde.
No domingo (15) e na segunda-feira (16), o cenário muda na faixa norte do estado, onde o sol aparece com mais frequência e a chance de chuva diminui. As temperaturas voltam a subir e podem se aproximar dos 35 °C.
Nas regiões Sul e Leste, o tempo segue instável, com possibilidade de chuva ao longo do dia e temperaturas mais amenas.
As informações são do G1 Paraná









