Cerca de 250 profissionais da educação participaram, na noite desta segunda-feira (9), do lançamento oficial do Cooperjovem 2026, programa desenvolvido pela C.Vale, em Palotina. O evento reuniu professores de oito municípios da área de atuação da cooperativa.
A programação contou com palestra do escritor e palestrante Anderson Novello, realizada na Asfuca de Palotina. Com o tema “A Arte da Escutatória”, a apresentação abordou a forma como ideias e informações são organizadas na mente das pessoas e os desafios da concentração em uma sociedade marcada por múltiplas distrações.
Segundo Novello, aprimorar a escuta é essencial, especialmente no ambiente escolar.
“Despertar a noção de que nossa escuta pode ser aprimorada, especialmente entre professores que irão repassar isso aos alunos, é acreditar que a escuta será cada vez mais valorizada”, afirmou.
Papel educativo
Durante o encontro, os educadores foram comparados a bússolas, responsáveis por apontar caminhos e conduzir os alunos pelo conhecimento. Como símbolo dessa missão, os participantes receberam um chaveiro em formato de bússola.
Presente no evento, a gerente da Assessoria de Qualidade e Comunicação Social da C.Vale, Mirna Furio, destacou o impacto do programa ao longo dos anos.
“Em todo esse tempo de Cooperjovem, vejo o quanto ele impacta a vida das crianças. Muitas vezes é esse programa que transforma a realidade delas”, ressaltou.
Histórico programa
Ao longo de 27 edições, o Cooperjovem já envolveu mais de 42 mil alunos, de 57 escolas, com foco na formação de crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental.
O programa atende escolas dos municípios de Alto Piquiri, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Francisco Alves, Maripá, Nova Santa Rosa, Terra Roxa e Palotina.
O projeto trabalha quatro eixos principais: cooperativismo, educação financeira, empreendedorismo e meio ambiente, com o objetivo de formar cidadãos conscientes, colaborativos e preparados para o futuro.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas
