As obras do contorno viário de Palotina chegaram a 91% de execução, conforme levantamento atualizado até o fim de janeiro. A construção da PR-975 está em fase final, após o cumprimento de 18 dos 20 meses previstos em contrato.
Atualmente, a construtora Castilho concentra cerca de 130 trabalhadores em serviços de pavimentação, drenagem, concretagem e sinalização. Dos 15,2 quilômetros de extensão total da rodovia, aproximadamente 14 quilômetros de pavimentação já estão concluídos.
A etapa mais complexa da obra, o viaduto sobre a PR-182, estava em fase de concretagem no final de janeiro. O cronograma prevê a conclusão do contorno viário até o dia 31 de março.
Impacto no trânsito
Com a liberação total da pavimentação asfáltica da PR-975, a expectativa é de que o tráfego de veículos pesados seja redistribuído, agilizando o deslocamento entre Toledo, Terra Roxa, Francisco Alves e Assis Chateaubriand.
A nova rodovia deverá absorver o fluxo diário de aproximadamente 600 caminhões, carretas e ônibus ligados às operações do complexo agroindustrial da C.Vale. A mudança tende a reduzir a circulação desses veículos pela área urbana de Palotina, onde atualmente provocam filas e lentidão, especialmente nos horários de troca de turnos das indústrias.
As obras do contorno viário foram retomadas em 1º de agosto de 2024, após uma paralisação de 26 meses. A construtora Castilho assumiu os trabalhos após a interrupção do contrato com a primeira empreiteira. O investimento total é de R$ 170 milhões, com recursos do Governo do Paraná repassados à C.Vale, responsável pela contratação da empresa e pela gestão da obra.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas
