O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizou, na última quarta-feira (21), em Palotina, a primeira reunião ordinária de 2026. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.
Durante a reunião, foram debatidos temas considerados estratégicos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município. Entre os principais pontos da pauta estiveram a leitura e aprovação da Ata nº 05/2025 e a apresentação do Plano Municipal dos Direitos da Mulher.
Também foi discutida a proposta de alteração da Lei Municipal nº 5.216/2019, em adequação às orientações da Coordenação de Fomento ao Protagonismo Feminino da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI/PR).
Enfrentamento à violência contra a mulher

Outro destaque do encontro foi o anúncio e o debate sobre a criação do Comitê Gestor de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A iniciativa pretende reunir representantes do poder público e da sociedade civil que atuam na rede de proteção e atendimento às mulheres.
Protocolo de atendimento
Como encaminhamento, ficou definida para o dia 27 de janeiro a realização de uma reunião com todas as representatividades envolvidas. Na ocasião, será elaborado o protocolo municipal de atendimento e encaminhamento de casos de violência contra a mulher, com o objetivo de garantir mais agilidade, integração entre os serviços e maior eficiência no acolhimento das vítimas.
A Administração Municipal ressaltou que a iniciativa reafirma o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres, o fortalecimento da rede de apoio e o enfrentamento à violência de gênero por meio de ações articuladas e participação da comunidade.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas








