A Polícia Civil de Palotina emitiu um alerta na tarde desta terça-feira (23) à população sobre tentativas de golpe envolvendo familiares de pacientes internados no Hospital Municipal. Segundo a corporação, criminosos entram em contato com essas pessoas se passando falsamente por médicos ou funcionários da unidade e solicitam dinheiro.
De acordo com a polícia, os pedidos são feitos sob a justificativa de custear supostos medicamentos, exames, tomografias ou outros procedimentos médicos, induzindo as vítimas ao erro.
Hospital não faz cobranças
A Polícia Civil esclarece que o Hospital Municipal de Palotina, assim como seus médicos e funcionários, NÃO solicita dinheiro, depósitos ou transferências bancárias para a realização de exames, fornecimento de medicamentos ou execução de procedimentos médicos.
Qualquer pedido desse tipo deve ser tratado como tentativa de golpe.
Como o golpe acontece
Conforme o comunicado, os criminosos utilizam indevidamente informações sobre internações hospitalares para dar aparência de veracidade às abordagens. Em alguns casos, familiares chegaram a realizar transferências bancárias com valores que variam entre R$ 300 e R$ 1.000.
A Polícia Civil reforça que, até o momento, não há confirmação de envolvimento de servidores do hospital.
As pessoas que efetuaram pagamentos já procuraram a Delegacia da Polícia Civil de Palotina, onde os boletins de ocorrência foram registrados. Os fatos seguem sob apuração.
Orientações à população
A Polícia Civil orienta que a população desconfie de qualquer pedido de dinheiro relacionado a atendimentos hospitalares e não realize transferências ou pagamentos.
Em caso de tentativa de golpe ou prejuízo financeiro, a recomendação é procurar imediatamente a Polícia Civil para registro do boletim de ocorrência.
O alerta também é para que a informação seja compartilhada, a fim de ampliar a conscientização e evitar que outras pessoas sejam vítimas desse tipo de crime.
Redação Palotina 24 Horas com inf. Polícia Civil
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.