Palotina

Projeto do vale-alimentação gera debate nas redes; reajuste vale apenas para servidores efetivos da Câmara de Palotina

Proposta foi aprovada em primeiro turno na segunda-feira (10) e volta para votação final na próxima segunda (17). Sindicato dos Servidores Municipais de Palotina (SINDSERPAL) se reúne nesta quarta (12) com o Executivo para tratar do reajuste no quadro da Prefeitura.

Foto: Câmara Municipal de Palotina / Divulgação

Publicidade

Um projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Palotina gerou intenso debate nas redes sociais nesta terça-feira (11). A proposta, aprovada em primeiro turno na sessão de segunda-feira (10), não cria um novo benefício e não contempla vereadores nem cargos comissionados. O reajuste é destinado apenas aos oito servidores efetivos (concursados) do Legislativo Municipal.

O projeto será votado em segundo turno na próxima segunda-feira (17).

O Projeto de Lei nº 082/2025 altera a Lei nº 3.992/2015, que trata do auxílio-alimentação dos servidores da Câmara. Segundo o vereador Filipe Brustolin (MDB), em declaração ao Palotina 24 Horas, o projeto contempla os servidores efetivos do legislativo.

“O projeto do vale-alimentação não se refere aos vereadores, nem aos cargos comissionados (como assessores jurídicos ou de imprensa). O reajuste é exclusivamente para os servidores efetivos da Câmara, ou seja, os funcionários concursados”, afirmou.

Reajuste é restrito a oito servidores

A Câmara de Palotina conta atualmente com oito servidores efetivos, e é somente esse grupo que está incluído no reajuste.

Brustolin destacou que servidores da Prefeitura — como professores, merendeiras, motoristas e demais funcionários públicos municipais — não fazem parte dessa proposta.

“Os servidores da Prefeitura aguardam o reajuste feito pelo prefeito”, disse o vereador.

O que diz o sindicato

Procurado pelo Palotina 24 Horas, o  presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palotina (SINDSERPAL), Gybson Fernandes, explicou que os servidores da Câmara também são filiados ao sindicato, e que o valor do vale-alimentação é discutido de forma conjunta entre Legislativo e Executivo todos os anos.

No entanto, o envio dos projetos ocorre em momentos diferentes, porque cada órgão possui orçamento próprio.

Segundo Gybson, para os servidores da Prefeitura, a negociação do reajuste do vale-alimentação segue o cronograma tradicional, com reunião de assembleia no dia 18 de novembro, e envio do projeto ao Legislativo em dezembro.

“O presidente da Câmara decidiu pautar agora (PL 082/2025). O projeto do Executivo deve ser encaminhado em dezembro, como acontece todos os anos. O pedido é o mesmo para Câmara e Prefeitura, com o mesmo valor. Está tudo dentro da normalidade da negociação”, afirmou.

Ele também ressaltou que o vale-alimentação vem sendo reajustado gradualmente há cinco anos e que o momento agora é apenas de correção inflacionária.

Prefeitura ainda definirá se fará reajuste

Até o momento, o Executivo Municipal ainda não confirmou se irá encaminhar seu projeto antes ou depois do fechamento da negociação com o sindicato.

“É uma decisão do prefeito. O diálogo continua”, disse Gybson.

Quem deve receber o reajuste, se aprovado.
Beneficiados pelo PL 082/2025:
• 8 servidores efetivos da Câmara (concursados)Ficam fora do projeto:
• Vereadores
• Cargos comissionados
• Servidores da Prefeitura (negociação ocorre em dezembro, após reuniões do SINDSERPAL com o Executivo)Próximo passo:
• Projeto volta para votação em 2º turno na segunda-feira (17).

Redação Palotina 24 Horas
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.

Grupo no WhatsApp
Instagram Palotina 24 Horas

Publicidade

Banner 65 anos Palotina