Palotina

Palotina avança em projeto para implantação de parque urbano na área da antiga AFITRA

Encontro em Curitiba com o secretário Rafael Greca marca o início do projeto e consolida parceria para transformar a antiga área da AFITRA em um espaço de lazer e preservação ambiental.

27
Comitiva de Palotina com o secretário estadual Rafael Greca. — Foto: Assessoria/Prefeitura

Publicidade

LAZER – A Prefeitura de Palotina deu mais um passo importante rumo à criação de um parque urbano voltado à preservação ambiental e ao lazer da comunidade. Nesta semana, representantes do município estiveram em Curitiba, onde foram recebidos pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, para dar início ao projeto de implantação do novo espaço.

A comitiva de Palotina foi composta pela vice-prefeita Judith Sendtko e pelos secretários Rodrigo Fortuoso (Planejamento) e Claudia Brunetto Sato (Obras), que apresentaram o conceito do projeto ao secretário estadual. Durante a reunião, Greca já esboçou o anteprojeto do parque, demonstrando apoio à iniciativa municipal.

O encontro ocorre em sintonia com a aprovação, pela Câmara de Vereadores de Palotina, nesta segunda-feira (20), dos projetos que autorizam a Prefeitura a adquirir a área da antiga AFITRA. A decisão também envolveu alterações no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), viabilizando o investimento na estrutura.

A proposta foi apresentada em agosto pelo prefeito Rodrigo Ribeiro, que destacou o caráter ambiental, social e estratégico da área. O espaço conta com nascentes, remanescentes florestais e amplas áreas abertas, o que o torna ideal para a criação de um parque urbano que una preservação ambiental, lazer e bem-estar para a população.

Os recursos para a aquisição do imóvel são provenientes da indenização da Sanepar ao município, conforme decisão da AGEPAR, e devem ser aplicados exclusivamente em projetos ambientais. A gestão desses valores será feita pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, com o aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que emitiu parecer favorável à compra.

Além da destinação ambiental e de lazer, a área também abrigará setores da administração municipal, otimizando o uso dos espaços públicos.

Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.

Grupo no WhatsApp
Instagram Palotina 24 Horas

Publicidade

Banner 65 anos Palotina