Palotina

Prefeito Rodrigo Ribeiro oficializa entrega de projeto para compra da AFITRA à Câmara

Proposta da prefeitura já tem aval do Conselho de Meio Ambiente e segue agora para análise da Câmara

117
Prefeito Rodrigo Ribeiro oficializou a entrega do projeto para aquisição da área da AFITRA ao Legislativo. — Foto: Assessoria

Publicidade

PALOTINA – O prefeito Rodrigo Ribeiro reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (25) para apresentar o projeto de aquisição da estrutura da AFITRA. O documento foi encaminhado à Câmara Municipal, que será responsável por deliberar sobre a proposta da administração. Uma cópia foi entregue ao presidente do Legislativo, Thiago Mostachio, que participou da coletiva acompanhado dos vereadores Gilvano Borin, Ademir Paludo, Márcia Berno Cecluski, Valtecir Cesar Manfroi e Laudeli Messias. O presidente do Legislativo disse que reconhece a importância desta estrutura para o município.

Durante a coletiva, o prefeito explicou todas as etapas do processo, desde os estudos de viabilidade até o encaminhamento da proposta ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, que aprovou a utilização de recursos para a compra da área. O presidente do Conselho, Guilherme Daniel, destacou que os valores são oriundos de repasses da Sanepar ao município. Segundo ele, a aprovação ocorreu porque o imóvel possui relevante caráter ambiental, com nascentes, remanescentes florestais e espaços destinados ao lazer da comunidade. Além disso, o local é visto como uma oportunidade para implantação de um futuro parque urbano, conciliando preservação e bem-estar da população. A decisão do Conselho foi unânime.

Foto: Assessoria

O prefeito ressaltou que a área será utilizada com foco ambiental, mas também abrigará setores da administração municipal, otimizando o uso da estrutura.

Recursos da Sanepar

Durante a coletiva, o presidente do Conselho de Meio Ambiente explicou que a Sanepar irá repassar ao município cerca de R$ 28 milhões. O pagamento foi determinado pela AGEPAR, uma vez que a companhia permaneceu por quase quatro anos operando sem contrato de concessão — período em que realizou apenas manutenções, sem novos investimentos.

Por decisão da agência reguladora, o montante tem caráter indenizatório e deve ser aplicado exclusivamente em ações e projetos ambientais. Os valores são depositados no Fundo Municipal de Meio Ambiente e só podem ser utilizados mediante aprovação do Conselho, o que ocorreu na última semana.

Também participaram da coletiva, a vice-prefeita Judith Sendtko, secretários municipais e lideranças comunitárias dos bairros vizinhos à AFITRA. As lideranças elogiaram a proposta e destacaram os benefícios para toda a população. O ex-vice-prefeito Chico Brum também esteve presente e afirmou que a aquisição da área é um sonho antigo da comunidade.

O prefeito Rodrigo Ribeiro agradeceu o apoio recebido e destacou o caráter coletivo da iniciativa.

Queremos mostrar para a população que esta área, que hoje está inservível, pode se transformar em um ponto de referência para todos os palotinenses”, afirmou.

Redação Palotina 24 Horas com inf. Assessoria
Reprodução permitida desde que seja mantido o crédito ao Palotina 24 Horas.

Grupo no WhatsApp
Instagram Palotina 24 Horas

Publicidade

Banner 65 anos Palotina